Telefone: (31) 3395-2147
Email: trelicon@trelicon.com.br

Quem Somos

Através da excelência no atendimento e de profissionais altamente capacitados a Trelicon leva soluções inteligentes, seguras, rápidas e econômicas aos seus clientes. São 40 anos de experiência em pré–fabricados e uma dinâmica busca pela inovação, aliados ao constante investimento em equipamentos e logística.
A Trelicon possui novas instalações, localizada às margens da BR 040 em uma nova e moderna Fábrica.
CONHECENDO A LAJE PRÉ-FABRICADA
Na construção civil, em alguns empreendimentos, a rapidez na construção e o emprego de novas tecnologias são exigências de mercado, o que o torna mais competitivo. 
O uso de estruturas pré-fabricadas em concreto tem crescido nos últimos anos exatamente por apresentar algumas vantagens no processo construtivo, como, rapidez de execução da obra, versatilidade geométrica de estruturas e liberação do espaço físico do canteiro, utilizado para armazenagem de materiais na elaboração de formas e armaduras. O que era, em princípio, uma solução adotada para edificações de pequeno e médio porte se tornou viável em grandes obras como prédios de diversos andares, edificações de grandes vãos e até mesmo de pontes.
Desenvolvida na Europa, a Laje Treliçada surgiu para superar algumas deficiências que a laje convencional pré-fabricada apresenta e também competir com a laje maciça no que diz respeito à relação custo x benefício. Hoje, portanto, são utilizadas com grande sucesso na construção civil em todo o mundo.
Por superar grandes vãos, suportar grandes cargas, reduzir mão-de-obra gerando maior rapidez na montagem, a Laje Treliça e a Laje Painel possibilitam perfeita adequação a inúmeras aplicações de maneira racional e competitiva.
 
A LAJE PRÉ-FABRICADA é formada basicamente de vigotas pré-moldadas em concreto e intercaladas por lajotas cerâmicas ou de isopor, depois de prontas, constituem um painel horizontal maciço servindo de forro ou piso.
            
DETALHANDO A LAJE TRELIÇADA
 
São lajes formadas por nervuras pré-moldadas (treliça), EPS (isopor) ou lajotas (tijolo) e uma “capa de concreto” moldada no local. A armação treliçada é aquela formada por armadura de aço pronta, pré-fabricada, constituída por dois fios de aço paralelos na base, denominados de banzos inferiores e um fio de aço no topo, denominado de banzo superior, interligados aos dois fios de aço diagonais, denominados de sinusóides, com espaçamento regular (passo).
 
A norma NBR 14859-1 (2002) no item 3.1 define vigotas pré-fabricadas como elementos estruturais constituídas por concreto estrutural, executadas industrialmente fora do local de utilização definitivo da estrutura, ou mesmo em canteiros de obra, sob rigorosas condições de controle de qualidade. Englobam total ou parcialmente a armadura inferior de tração, integrando parcialmente a seção de concreto da nervura longitudinal.
  
ELEMENTOS DE ENCHIMENTO 
Componentes pré-fabricados com materiais inertes diversos, sendo maciços ou vazados, intercalados entre as vigotas em geral, com a função de reduzir o volume de concreto, o peso próprio da laje e servir como forma para o concreto complementar. São desconsiderados nos cálculos de resistência e rigidez da laje.
A Trelicon conta com fornecedores qualificados para o fornecimento do EPS (Isopor) e do bloco cerâmico ( tijolo), garantindo a qualidade no produto final. 
        
ARMADURA COMPLEMENTAR
Armadura adicionada na obra, quando dimensionada e disposta de acordo com o projeto da laje, pode ser:
a) longitudinal (sct): Armadura admissível apenas em lajes Treliçadas, quando da impossibilidade de integrar na vigota Treliçada toda a armadura passiva inferior de tração (sat) necessária; (aumento de sobrecarga)
b) transversal (sT): Armadura que compõe a armadura das nervuras transversais (NT);
c) de distribuição (sd): Armadura posicionada na capa nas direções transversal e longitudinal, quando necessária, para a distribuição das tensões oriundas de cargas concentradas e para o controle da fissuração;
d) superior de tração (sst): Armadura disposta sobre os apoios nas extremidades das vigotas, no mesmo alinhamento das nervuras longitudinais (NL) e posicionada na capa. Proporciona a continuidade das nervuras longitudinais (NL) com o restante da estrutura, o combate a fissuração e a resistência ao momento fletor negativo, de acordo com o projeto da laje;
e) outras: Armaduras especificadas caso a caso, utilizadas para atender necessidades particulares de cada projeto.
Capa (C)
Placa superior da laje cuja espessura e medida a partir da face superior do elemento de enchimento, formada por concreto complementar. 
NORMAS 
São prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva, com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem, em dado contexto. As normas descrevem padrões que atendam o mínimo de segurança e de desempenho. É uma referência de mercado para as boas práticas que asseguram ao consumidor um serviço ou produto de qualidade. A Trelicon segue rigidamente as normas e oferece toda a ferragem adicional necessária para segura montagem da laje.
    
As lajes pré-fabricadas são utilizadas tanto em obras grandes, como edifícios, shoppings, quanto em obras menores.
Observação: a ferragem adicional é fornecida pela Trelicon e pode ser CA50 ou CA60.
Os elementos constituintes de uma laje pré–fabricadas são os seguintes:
  • Elementos pré-moldados 
  • Concreto lançado in-loco para aderência com as nervuras e confecção da capa;
  • Material de enchimento inerte;
  • Armadura complementar.

Altura total das lajes em função das alturas padronizadas dos elementos de enchimento